quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ONG Parceiros Voluntários lança livro sobre tecnologia social de transparência e prestação de contas


Resultados de projeto realizado durante três anos e testado com gestores de 76 organizações sociais são publicados na obra ONG – Transparência Como Fator Crítico de Sucesso.

Com o objetivo de criar uma metodologia para ajudar as organizações do Terceiro Setor a melhorarem o planejamento de suas ações de forma sustentável, foi desenvolvido o projeto: Desenvolvimento de Princípios de Transparência e Prestação de Contas em Organizações da Sociedade Civil, desenvolvido pela ONG Parceiros Voluntários a convite do  Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que teve o co-patrocínio da Petrobras. Os resultados desse esforço conjunto de mais de três anos estão agora compilados no livro ONG – Transparência Como Fator Crítico de Sucesso (Editora Unisinos, 291 páginas), de autoria da presidente (Voluntária) da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter, e da historiadora Naida Menezes. Além da distribuição gratuita de mil exemplares às fundações, organizações sociais, governos, universidades e empresas patrocinadoras de projetos sociais, o livro também pode ser encontrado na Livraria Humanas, em Porto Alegre, pelo valor de R$ 37,00.
A meta é difundir a metodologia para ampliar o nível de profissionalização do segmento. Ao final de 36 meses, de projeto piloto, 76 organizações sociais de 21 municípios do Rio Grande do Sul mudaram o seu patamar de gestão. “As empresas querem saber para onde vai o dinheiro investido no Terceiro Setor e se a comunidade beneficiada evoluiu, se foi bem atendida e se houve transformações”, afirma Maria Elena. “As organizações sociais precisam ostentar credibilidade para que, em caso de alguma recessão nas empresas, o primeiro corte não seja necessariamente nos projetos sociais”, complementa.
Segundo o IBGE, o Brasil possui hoje 338 mil ONGs. O Terceiro Setor compõe o cálculo do PIB Nacional representando em cerca de 5% deste. “Ótimos resultados em gestão são instrumentos para beneficiarmos o público que está dentro de nossas organizações sociais”, defende a Voluntária Maria Elena Pereira Johannpeter.



Fonte: Parceiros Voluntários Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário