terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Parceiros comemora Dia Internacional do Voluntário com Premiação do Prêmio Parceiros Voluntários


      Na próxima quarta-feira, dia 05 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional do Voluntário. Para marcara data, a Parceiros Caxias sediará a entrega da premiação aos finalistas do Prêmio Parceiros Voluntários Etapa Regional. O Prêmio Parceiros Voluntários tem como objetivo a valorização do trabalho voluntário, divulgando exemplos de ações diferenciadas e criativas que podem ser multiplicadas e, com isso, fortalecer a cultura do voluntariado organizado. 
                No dia 26 de novembro, durante a abertura da Exposição Fotográfica “Preencha sua vida com boas lembranças”, foi entregue a premiação para os cases municipais, que participarão desta entrega no dia 05, onde concorrem com outras ações de Unidades Parceiros Voluntários da Região da Serra (Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Carlos Barbosa e Nova Prata). Os finalistas desta segunda etapa concorrerão com ações de Parceiros de todo o Estado em maio de 2013, em Porto Alegre.
                Vale lembrar que a Exposição “Preencha sua vida com boas lembranças”, assinada pelos fotógrafos Alex Milesi, Paulo Pasa e Ramon Munhoz, que retrata as ações que concorreram a Etapa Municipal e mostram o dia a dia de voluntários, empresas, jovens e entidades, fica exposta até a próxima sexta-feira, dia 07 de dezembro, no primeiro andar do San Pelegrino Shopping Mall.

Conheça um pouco das ações fotografas:

·         Percebendo que sua formação podia ajudar muitas pessoas, o advogado Flávio Roth decidiu doar parte do seu tempo e conhecimento para auxiliar quem precisa. Além de assessorar juridicamente entidades conveniadas, Roth realizou acompanhamento aos imigrantes senegalenses em relação à regularização do visto junto com a Polícia Federal. Além disso, o voluntário ajudou a sanar outras necessidades, como moradia, trabalho e alimentação.

Créditos: Alex Milesi
 ·         A literatura infantil enriquece a imaginação da criança. A Unimed Nordeste-RS, ciente disso, insere em seu planejamento a capacitação de colaboradores voluntários PApara contação de histórias, realiza a doação de livros, e ainda fornece espaços de contação para as crianças atendidas, trabalhando com cenário, livros, fantoches, entre outros adereços. Realiza ainda uma capacitação de educadores como contador de história, permitindo a continuidade do projeto independente da Unimed.

Créditos: Paulo Pasa

·         Inclusão Social deixou de ser teoria, para se transformar em prática. O Colégio São José enxergou no Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania uma forma de ajudar a comunidade. Os jovens desenvolvem ações em entidades e no Hospital Geral para entreter os beneficiados. Além disso, realiza projetos para presentear as crianças internadas em datas especiais.

Créditos: Acervo Colégio São José

·         A Escola Caminho do Saber realizou uma pesquisa e percebeu que haviA muitas pessoas em Caxias do Sul e região portadora de necessidades especiais, principalmente de locomoção. Percebeu ainda que essas pessoas não tinhas condições de adquirir uma cadeira de rodas. A partir disso, buscaram a veracidade do “valor” de um lacre de latinha e parceria para a troca desses lacres. Uma cadeira de rodas equivale a 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres e, desde 2010, oito cadeiras de rodas já foram doadas.

Créditos: Ramon Munhoz

·         O projeto Book Gestante da Casa Brasil tem o objetivo de elevar o índice de acompanhamento pré-natal, aumentar a auto-estima das gestantes e proporcionar a futura mamãe uma recordação de seu período gestacional. Depois de uma coleta de informações é feita uma reunião com as mamães para a conferência do Cartão da Gestante e, observado que o Pré-Natal e Exames estão em dia, é realizada a sessão de fotos e entregue com o álbum e CD totalmente gratuito.

Créditos: Acervo Casa Brasil

·         A Casa Anjos Voluntários trabalha com o projeto Jovens Empreendedores que beneficia adolescentes de 14 a 16 anos com foco na formação pré-profissional. A entidade realiza acompanhamento com Serviço Social, Psicologia, Psicopedagogia e oferece oficinas de Matemática, Inglês, Técnicas de escritório, Culinária, Grupos de Psicologia e Palestras educacionais e informativas afim de formar estes jovens que futuramente ingressarão no mercado de trabalho.

Créditos: Ramon Munhoz

·         Conhecer as regiões do Brasil abrangendo a sua história é o objetivo do Projeto Isto é Brasil, do Centro Assistencial Joana D’Arc. No primeiro semestre é trabalhado o conhecimento teórico da região escolhida e no segundo, a parte prática. Pela arte, pensamento e reflexão, o Projeto pretende ensinar às crianças a pluralidade racial, étnica e cultural do país, para que assim respeitem as diferenças e trabalhem a consciência em ação.  O trabalho é realizado integrado com as atividades das escolas das crianças atendidas.

Créditos: Paulo Pasa


Nenhum comentário:

Postar um comentário