quinta-feira, 18 de julho de 2013

Alunos Tribeiros participam do Aprender no Parque




A Parceiros Voluntários em parceria com a SEMMA levou os alunos Tribeiros para a segunda edição do Projeto Aprender no Parque de 2013 no Parque Getúlio Vargas - Macaquinhos, no dia 16 de julho. As Escolas participantes foram Érico Veríssimo, São Vicente de Paulo, Alberto Pasqualini, José Venzon Eberle, Luiz Antunes e Dolaimes Stedile Angeli.
O objetivo do projeto é envolver escolas e entidades para realizar um trabalho de Educação Ambiental ao ar livre, além de, despertar o interesse pelo meio onde estão inseridos desenvolvendo a sua criatividade e a comunicação verbal, a fim de promover a valorização dos Parques como foco no Processo Ensino-Aprendizagem.
A atividade consistiu em realizar um circuito no interior do parque, no qual aproximadamente 180 alunos, do Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, divididos em grupos, acompanhados por monitores e professores, percorreram as diversas “Estações” com finalidades educacionais. Cada estação ficou sob responsabilidade de uma Secretaria ou Instituição.
- Estação do plantio e cuidados com as plantas: SEMMA - disponibilizou os monitores que acompanharam os alunos pelo circuito e ensinaram a fazer o plantio correto de mudas de árvores nativas, além de explicações de dados referentes ao Parque e à vegetação local.
- Estação da água: SAMAE - explicou sobre os cuidados com a água, o desperdício, poluição, como sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
- Estação do zelo: Guarda Municipal – informou como a Guarda Municipal se faz presente no nosso dia a dia, na proteção dos bens, serviços e instalações do Município e na colaboração como órgão de fiscalização municipal.
Acervo Parceiros Voluntários
- Estação da Limpeza: CODECA – conscientizou sobre os cuidados com o lixo no parque, ensinando os alunos a separar o lixo orgânico dos resíduos seletivos e buscando conscientizar as crianças sobre a importância de preservar a natureza. Receberam folders explicativos, tendo a missão de multiplicar o aprendizado para familiares e vizinhos.
- Estação do Conto: Biblioteca Municipal - nesta estação uma contadora de histórias buscou resgatar o caráter lúdico das histórias infantis, estimular a leitura e proporcionar momentos agradáveis para os alunos e também aos adultos.
- Estação da alimentação saudável: DETELLA - os alunos receberam dicas e informações sobre alimentação saudável no dia a dia.
- Estação do Ar: All Gas Brasil - explicou sobre a qualidade do ar de nosso município e as maneiras de realizar esta medição.
- Estação da Vigilância Ambiental – ofereceu orientação sobre a dengue.
- Estação da Atividade Física SMEL – explicou como a atividade física e o lazer
contribuem de forma efetiva para uma melhor qualidade de vida, facilitando a inclusão social, diminuindo desigualdades, auxiliando na proteção e valorização da criança, do adolescente, de adultos e idosos, destacando a Academia da Melhor Idade (AMEI) instalada no local e seu público alvo.
Alunos Escola São Vicente de Paulo / Foto: Andrea Silva
Os alunos receberam sacolas feitas de banner produzidas pela UNIMED e o lanche oferecido pela Empresa ALLGAS.
O projeto é uma iniciativa da equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e parceiros, que assumem coletivamente, a busca da consonância nas ações educativas ambientais, com base na integração da educação formal e não formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário