sexta-feira, 5 de julho de 2013

Solidariedade preciosa



Eles não se importam de abdicar algumas horas de descanso e lazer nos dias mais desejados da semana - sábado e domingo - para estar ao lado de pessoas que nem mesmo conhecem. Veja a seguir histórias de cidadãos que têm transformado sua maneira de viver depois que se tornaram voluntários.
Rogério Sautner, Jorge Azevedo, Leila Ferraz e a família Costa nunca se viram e vivem em locais diferentes na cidade de São Paulo, mas aos sábados e domingos compartilham algo em comum: o trabalho voluntário, atividade exercida por um número cada vez maior de brasileiros. Só para ter uma ideia, o número de voluntários saltou de 23 milhões em 2001 para 35 milhões em 2011, segundo pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e pela Rede Brasil Voluntário. "Essa evolução mostra que as pessoas compreendem a necessidade de união entre governo, empresas e sociedade civil para a solução dos problemas sociais", analisa Maria Elena Pereira Johannpeter, presidente da Parceiros Voluntários do Rio Grande do Sul.
Além de contribuir para o exercício da cidadania, ajudar o próximo é também um ótimo antídoto contra as doenças emocionais. Se não bastasse, na hora de avaliação do currículo para uma vaga de trabalho, o voluntariado é hoje visto como um fator positivo. "O candidato é interpretado como alguém que tem consciência de trabalho em equipe e facilidade de integração", avalia a advogada Aline Anhezini, gerente jurídica da Redecard. Muitas dessas características você irá conhecer agora (link abaixo)nas histórias de vida dos personagens apresentados no início deste texto.

PERFIL DO VOLUNTARIADO BRASILEIRO

Idade média: 39 anos.

Sexo: 53% são mulheres.

Classe social: 43% da classe C, 40% da A e da B e 17% da D e da E.

Trabalho voluntário: média de 4,6 horas por mês.
*Fonte: Ibope Inteligência e Rede Brasil Voluntário.

SAIBA MAIS
Para se tornar um voluntário, procure a Parceiros Voluntários através do 3218.2100 ramal 2870. Com o apoio de 72 organizações sociais que atuam na cidade, a Parceiros oferece diversas oportunidades de voluntariado. Para garantir a escolha da causa ideal realizamos um Encontro para Novos Voluntários
Neste momento levamos em conta suas preferências de atuação, sua localização e o perfil de quem você vai ajudar. Nele, ainda é possível compartilhar atividades e experiências, além de estimular amigos a participar de ações voluntárias. Acompanhe também informações nas redes sociais, site e blog.
Facebook: Parceiros Voluntários Caxias
Twitter: @ParceirosCaxias






Nenhum comentário:

Postar um comentário